m

Ontem, 01/11/2023 foi aniversário do Bloco Afro Ilê Aiyê! 49 anos de uma das mais importantes manifestações culturais da Bahia, do Brasil! Por coincidência ontem eu falei sobre o contexto em que o Ilê Aiyê  foi criado.
Em 1974, o carnaval de Salvador era bem diferente. Não havia bloco sem cordas e as pessoas para desfilar, precisavam fazer um cadastro, onde era informado endereço e enviava/ entregava uma foto da pessoa. Havia uma avaliação para permitir ou não que a pessoa pudesse desfilar no bloco. Mesmo pagando, havia uma seleção, onde era importante a aparência e onde a pessoa morava. Adivinhem quem normalmente não era selecionado para desfilar.
Você disse preto e pobre? Acertou!
Antônio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como Vovô do Ilê foi quem tomou a iniciativa de criar o primeiro bloco Afro do Brasil. Na década de 1970, o mundo assistiu ao surgimento de vários movimentos que lutavam e incentivavam a valorização da cultura negra. 
Nesse contexto que surge o Bloco Afro Ilê Aiyê, que mudou tudo. O curso do Carnaval foi mudado. O carnaval da Bahia não é mais o mesmo, mas é importante dizer que o surgimento do Bloco mexe com outra coisa: a autoestima do povo negro.
Eu arrisco dizer que a existência do Bloco Afro Ilê Aiyê é uma das coisas mais importantes do carnaval do Brasil, e uma das mais importantes do carnaval de Salvador, senão for a principal.  


:: Wilton Bernardo, designer e artista criativo da Laço Afro
Instagram: @lacoafro; @wiltonbernardo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close