m

12 anos após a primeira montagem, será realizada por Wilton Bernardo, a II edição da Axé Comics – Mostra de Humor com Sotaque Baiano, para homenagear os artistas que fazem a alegria do carnaval da Bahia, os grande músicos, compositores e os Blocos Afro. O vídeo abaixo, mostra um pouco da primeira edição. Em seguida, confira informações sobre a próxima montagem. Participe!

Mostra Axé Comics na EBEC Galeria de Arte, 2010.

1 – APRESENTAÇÃO
A segunda edição da Axé Comics – Mostra de humor com sotaque baiano, faz uma grande homenagem aos artistas que promovem a alegria através da música na festa momesca! A Mostra Online acontecerá durante o período de carnaval, justamente porque a festa não vai acontecer pelo segundo ano consecutivo por causa da Covid-19. Faremos essa homenagem, reiterando a importância de valorizarmos nossa cultura popular, nossas celebrações bem como nossos artistas. É também uma oportunidade de homenagear os grandes compositores e blocos Afro, cujas participações enriquecem muito o carnaval.

2 – A MOSTRA ONLINE
A montagem completa será exibida a partir do dia 27 de fevereiro 01 de março, no perfil oficial do instagram: @axe.comics.  A partir do dia 20 de fevereiro, se inicia a publicação das artes.
Prazo final para recebimento de trabalhos: 28/02/22.

3 – CATÁLOGO, SOUVENIERS E AÇÃO SOLIDÁRIA
Os admiradores dos trabalhos poderão adquirir:
a) Catálogo com imagem e breve texto sobre os cartunistas e sobre os artistas representados através das caricaturas;
b) Camiseta, Ecobag eCaneca com várias caricaturas e a marca do evento, mas também poderá ser produzida com apenas 1 arte (escolhida por quem desejar comprar, ou pela curadoria). O lucro será dividido entre os autores da arte, portanto, se uma caneca for produzida utilizando a imagem de 10 caricaturas, o lucro daquela caneca específica será direcionada aos autores destas 10 caricaturas. Essa distribuição dependerá de quantas caricaturas estarão compondo a exposição. Se todas couberem numa só arte, assim será feito. Se ficar esteticamente inviável todas num só layout, então será feita uma distribuição.

3.1. Divisão de lucro. O lucro vindo das vendas do catálogo e produtos será distribuído da seguinte forma: 70% para artistas gráficos; 15% Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo ( instagram: @crecheibcm ) e 15% para equipe de produção que contará com pelo menos 3 pessoas para postagem, administração de redes sociais, inclusive e-mails e acompanhamento de vendas online tanto do catálogo (estrutura como clubedeautores.com.br) quanto os souvenires (loja virtual da Laço Afro). Nenhum cartunista/ designer precisará pagar nada ou fazer qualquer tipo de investimento para produção dos produtos.      

Num cenário de pandemia onde todas as áreas foram afetadas, salvo raríssimas exceções, a classe artística é uma das que mais sofre. Os artistas gráficos ou cartunistas sentem, direta e indiretamente a baixa de serviços, num contexto em que suas atividades normalmente não refletem renda fixa. Para a grande maioria, a renda está ligada a demandas de serviços esporádicos. Por isso esforço para direcionar a maior parte do lucro para os autores das obras.

3.2. Disponibilidade das vendas. O catálogo e os souvenires serão disponibilizados para vendas o mais rápido possível, mas provavelmente só estarão abertos ao público, após a exposição estar online por completo, para não estimular compra de produto com uma arte em detrimento de outra que ainda não está exposta; outra razão é que a prioridade é disponibilizar a Mostra completa. O tempo é curto, portanto, os souvenires e catálogo, só serão preparados, após a exposição estar pronta. Pode não haver tempo hábil para disponibilizar tudo ao mesmo tempo.
3.2.1.Período de vendas. A princípio, as vendas ficarão disponíveis durante o período de fevereiro/ março/ 2022 momento de carnaval e aniversário de Salvador. É uma experiência e precisa ser avaliada. É preciso sentir como tudo isso funciona, se a equipe de produção dá conta, se a renda gerada consegue pagar a equipe que estará trabalhando enquanto tudo isso acontecer. Perceber na prática como tudo isso flui será importante para perceber a viabilidade de permanecer com as vendas. Mas os cartunistas, desenhistas, designers que não quiserem participar da comercialização, basta sinalizar. A participação na Mostra não está condicionada à autorização para a utilização de suas artes nos produtos comercializáveis, com exceção do catálogo. Afinal o catálogo é o registro da exposição.Todas as obras precisam está ali contido.

3.2.2. Sobre repasse de vendas. As vendas serão sempre repassadas referente à venda de 1 ou 2 meses anteriores. Por quê 2 meses? Porque o valor da venda pode demorar 30 dias para entrar na conta da loja virtual. Há possibilidade de se receber em períodos mais curtos, porém os juros aumentam, portanto, escolheremos sempre a opção que afete o menos percentual possível da operadora sobre o valor da venda. De qualquer forma, as vendas serão acompanhadas diariamente, e um relatório de vendas será produzido mensalmente, independente do valor estar liberado ou não.
4 –  Inscrição. O ilustrador interessado em participar pode se inscrever com até 5 (cinco) trabalhos.
4.1. O que precisa ser enviado/ entregue?
1 – caricaturas de cantor(a) individual, banda ou Bloco Afro;
2 – pode ter também alguma ilustração, estampa que você tenha criado pensando no abadá, decoração do trio de algum artista que você admire;
3 – charge com tema carnaval (trabalhos com cunho preconceituoso serão descartados);Os trabalhos deverão ser enviados por cada cartunista, para o email estudiolacoafro@gmail, com as seguintes informações:
a) Nome completo do cartunista:
b) Nome artístico do cartunista:
c) Cidade/ Estado onde mora:
d) Nome do(s) artista(s)/ Banda(s)/ Bloco Afro(s) homenageado(s):
e) Texto: Pelo menos 100 palavras sobre o artista/ banda/ bloco afro que você está homenageando. (Conta algum feito interessante, alguma curiosidade, alguma realização ou show, música, álbum importante para ajudar a enriquecer a publicação de sua arte.
f) Texto sobre o cartunista/ designer de até 100 palavras. (exposições, prêmios, formação, tipos de trabalhos que prefere realizar, etc). Esta exposição é uma vitrine para mostrar seu trabalho, seu talento.
g) Quais contatos deseja que seja exposto junto com sua obra?
site? Instagram? Facebook? Twitter? Email? Zap? Informe aqui, por favor:  
h) Para o estabelecimento do contato, enquanto sua obra estiver vinculada ao estúdio Laço Afro e à Ação Cultural Oficina HQ, precisamos ter seu email, número de telefone/zap. Após confirmarmos sua participação, será solicitada uma chave PIX para repasse de valores.

i)Arte(s): Envie a(s) artes(s) – até 5(cinco) trabalhos por cartunista/ designer.
Em relação às especificações técnicas do arquivo: 30x30cm, em alta resolução (300 dpi) em JPG ou PNG. (Antes de enviar os arquivos, faça um teste, abrindo e fechando o mesmo). Envio por email, (assunto: INSCRIÇÃO EXPOSIÇÃO) para: estudiolacoafro@gmail.com

j) Foto: Cada autor deve enviar uma foto (foto tipo as que constam em orelha de livros? Foto de autores, sempre dando um foco no rosto, porém, será utilizada num formato pequeno (algo em torno de 4 x 6cm, mas pode enviar maior, para que não perca a qualidade no catálogo).

k) Técnica: Não deixe de nos informar a técnica para cada arte enviada. É enriquecedor para a pessoa que vai apreciar seu trabalho, mesmo à distância, saber ou confirmar a técnica com a qual realizou sua criação(ções).

4.2. Prazo de envio dos trabalhos e informações: de 15/02/2022 a 28/02/2022.
4.3. Curadoria. Sem duvida, o desejo é que todos que desejarem, participem da exposição, mas haverá uma curadoria, para garantir que os trabalhos não causem constrangimento a quem está representando, e também para garantir uma qualidade técnica. Mas os esforços para que todos participem não serão poupados, porém esses esforço não é unilateral. Depende de ambas as partes.
Sintam-se convidados a participar, apreciar e boa sorte!

Importante esclarecer: Este evento e tudo que envolve sua realização está sendo pensado para promover a artes e os artistas. Os artistas que se inscreverem, estarão concordando que a qualquer momento, tanto estes quanto Wilton Bernardo – produtor cultural responsável pela realização do evento, através do seu estúdio Laço Afro e a Ação Cultural Oficina HQ, podem cancelar participação, se alguma das partes não se sentirem confortáveis, por alguma razão.

5 – Artistas convidados.
Alguns artistas serão convidados a participar da exposição, pela trajetória e/ou pela importância do trabalho para o projeto. Mas qualquer artista/designer/ cartunista (são muitos sinônimos) pode se inscrever, enviando dentro do prazo, as informações e material solicitado.

6 – Dúvidas e informações:
Wilton Bernardo –
Curador e idealizador da Mostra; Gestor da Laço Afro e da Ação Cultural Oficina HQ; designer e artista visual.
+ Ícaro Santos – Produção.

Axé Comics – Mostra de Humor com sotaque baiano
Endereço da exposição ONLINE: Instagram:
@axe.comics
Data da exposição:
A partir de 1º de março (mas desde 20/02 as artes começaram a serem publicadas).
Realização:
Estúdio Laço Afro | Wilton Bernardo
Contato | Tel:
(71) 99305.9093; Email: estudiolacoafro@gmail.com

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close